20230610_151636-scaled
Imagem de Fabio Vaz

Conheça quem Produz

Os produtores do Tocantins que adotam práticas sustentáveis são verdadeiros agentes de mudança, unindo prosperidade econômica e responsabilidade ambiental. Por meio do uso consciente de recursos, como o cultivo orgânico e a energia renovável, eles preservam ecossistemas, promovem a biodiversidade e garantem alimentos de qualidade. Além de influenciar positivamente a economia local, esses produtores inspiram uma abordagem mais ética e equilibrada na produção, destacando o potencial de um futuro onde a sustentabilidade é o alicerce do progresso ecológico e humano.

Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM)
PRODUTOR

A Associação Comunitária de Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM), situada na APA do Jalapão, é composta principalmente por mulheres e mais de 70 artesãos que encontram no capim-dourado sua principal fonte de renda, além de apoiar a agricultura familiar e o agroextrativismo na região. Fundada em 2001, a ACAPPM é resultado de um intenso trabalho de mobilização junto às comunidades locais e colabora com instituições públicas e privadas para fortalecer a produção e o comércio local, destacando-se como agente importante no desenvolvimento social de Mateiros, com cerca de 3.000 habitantes.

A associação possui uma sede própria no centro de Mateiros/TO, integrando-se à cadeia do ecoturismo, e comercializa uma variedade de produtos, incluindo artesanato do capim-dourado e buriti, como biojóias e bolsas, e produtos do agroextrativismo, como óleos e castanhas, todos produzidos com frutos do Cerrado.

Contato: (63) 9 9985. 2111 – Laudeci  / laudecicapimdourado@gmail.com

Apoio:  Projeto “Fortalecimento das ações de Manejo Integrado do Fogo junto às áreas protegidas e Sociobiodiversidade no território do Jalapão”  (CPT 003184-2022 – Cooperação: Onça D’água&WWF-Brasil)      

Projeto de Assentamento (PA) Onalício Barros
PRODUTOR

Localizado no município de Caseara (TO), o Projeto de Assentamento (PA) Onalício Barros, na APA Ilha do Bananal/Cantão, exemplifica a prática da agroecologia, visando à preservação do bioma Cerrado e da cultura local por meio do aproveitamento integral dos recursos. Com a participação de 45 mulheres e 20 homens, o PA produz doces de frutas, farinha de mandioca, cultiva mudas de frutíferas do cerrado, hortaliças e realiza artesanato em cabaça. Além disso, uma das famílias está implementando um Sistema Agroflorestal e iniciando a apicultura.

Fundada em 2006, a Associação Antônio Francisco Brasil foi criada pelos produtores rurais do PA Onalício Barros para organizar a comunidade e desempenhar atividades sociais. Sua atual presidente é a produtora e artesã Ana Lúcia Rodrigues dos Santos, destacando-se pelo compromisso com o desenvolvimento social e ambiental da região.

Contato: (63) 9 8502. 8510   analucia260983@gmail.com

Apoio: PPP-ECOS/FUNDO AMAZÔNIA/ISPN

Associação dos Fruticultores, Horticultores, Apicultores e Meliponicultores de Araguacema – AFHORTAMA
PRODUTOR

Em 2014, após uma conversa com um grupo de 24 agricultores sobre a importância da sociobiodiversidade e a valorização dos produtos agroextrativistas, decidimos formar uma associação de fruticultores e horticultores. O projeto ganhou vida e, desde então, temos ampliado nossa produção, iniciando com mangabas em 2015 e expandindo para outros frutos do cerrado, como baru, cagaita e mama-cadela. Em 2021, incorporamos a apicultura ao nosso escopo, o que exigiu ajustes em nosso estatuto social, agora nos denominamos Associação dos Fruticultores, Horticultores, Apicultores e Meliponicultores de Araguacema (AFHORTAMA), com 28 associados, sendo 20 famílias envolvidas na apicultura, abrangendo diversos projetos de assentamento no município.

Após nove anos de existência, estamos orgulhosos de nossa trajetória, marcada pelo cultivo de frutos nativos e, mais recentemente, pela inclusão da apicultura. Reconhecemos a interdependência entre cuidar das abelhas, preservar a flora e a fauna, e estamos confiantes de que ao proteger as abelhas, também estamos protegendo nossas matas e contribuindo para a sustentabilidade de nosso ecossistema no cerrado.

Contato: e-mail afhortamaosc@gmail.com  –   Fone: 63 9.9103-5794

Localização: Área de Proteção Ambiental  (APA) Ilha do Bananal/Cantão

Apoio: PPP-ECOS/FUNDO AMAZÔNIA/ISPN

Associação Comunitária Quilombola dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado Do Prata
PRODUTOR

Fundada em 2003, a Associação Comunitária Quilombola dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado Do Prata tem aproximadamente 50 membros associados e é a única comunidade quilombola certificada no município de São Félix do Tocantins pela Fundação Cultural Palmares. A associação concentra seus esforços no fortalecimento da produção e comercialização do artesanato do capim dourado e buriti, bem como de outros produtos típicos da região, como sucupira, barbatimão e mel de abelha. Além disso, promove o Turismo de Base Comunitária, com destaque para o Restaurante Comunitário Sabor do Quilombo, que oferece refeições típicas e hospedagem para os visitantes, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Localizada a 21 km de São Félix do Tocantins, a comunidade do Povoado Do Prata busca expandir seu território e ampliar suas atividades econômicas. Com um enfoque no turismo sustentável, a associação não só valoriza a cultura local, mas também cria oportunidades de emprego e renda para os moradores, evidenciando sua importância como um polo de desenvolvimento comunitário.

Contato: Luzia Passos Ribeiro (63) 9 9107.8056   amigaluzia55@gmail.com

Apoio:  Projeto “Fortalecimento das ações de Manejo Integrado do Fogo junto às áreas protegidas e Sociobiodiversidade no território do Jalapão”  (CPT 003184-2022 Onça D’água&WWF-Brasil)

Localização: entorno do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e do Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba