Nos meses de maio, junho e agosto de 2024, a Associação Indígena Apinajé Pyka Méx, organização membro da Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática, realizou três módulos do curso de formação “Educação indígena e educação escolar indígena – diálogos e caminhos para uma formação voltada para o bem-viver do povo Apinajé”, com o apoio do Fundo Casa Socioambiental. As atividades foram realizadas na Aldeia Prata, sede da Associação, localizada na TI apinayé, município de Tocantinópolis-TO.
O primeiro módulo, realizado entre os dias 10 e 12 de maio, contou com a participação de professores, estudantes e membros da comunidade, incluindo o lançamento de livros didáticos na língua Panhĩ Kapê. As atividades envolveram a divulgação dos desafios e virtudes da educação indígena e propostas para uma escola mais homologada aos valores do povo Apinajé.

Entre os dias 14 e 16 de junho, o segundo módulo contornou com uma participação ainda maior, incluindo orientadores educacionais e novos membros da comunidade. Os debates focaram em conteúdos essenciais para serem ensinados nas escolas indígenas, como o conhecimento tradicional e ocidental, além de uma palestra das anciãs Aparecida Nhioro e Terezinha Sinore. Também esteve presente o grande mestre da cantoria do povo Apinajé, Zé Cabelo.
O terceiro e último módulo ocorreu entre 30 de agosto e 1º de setembro, abordando o “sonho de uma escola Apinajé para o futuro”. Apesar de uma menor participação devido a outras atividades comunitárias, o evento foi marcado por debates sobre o modelo ideal de escola, com exemplos de experiências agrícolas e quilombolas, além de discussão sobre a legislação educacional indígena
Esses encontros fortalecem a luta do povo Apinajé por uma educação mais inclusiva e respeitosa com as tradições e os direitos indígenas